O serviço social hospitalar, tem como objetivo atender as necessidades sociais dos pacientes e seus familiares durante o período de internação. A política de saúde se configura como um importante espaço de atuação e reflexão do assistente social, uma vez que este profissional tem sua trajetória ligada à construção do processo histórico da política de saúde.
Os profissionais da área trabalham em conjunto com a equipe multidisciplinar, família, convênios e políticas públicas, articulando com todas as frentes e interlocutores necessários para permitir a desospitalização da maneira mais adequada e segura. Para isso, a partir de um olhar integral do paciente, eles compreendem as demandas de forma ampla, se envolvendo desde o início do atendimento, trazendo mais agilidade e resolubilidade para o processo. Ao oferecer as orientações e realizar os encaminhamentos necessários, contando com os mais diversos pontos da rede de apoio, esse trabalho busca a condução de uma transição do cuidado mais segura e qualificada.
O assistente social é o profissional responsável por esse serviço e tem como função principal, garantir o acesso aos direitos sociais, além de promover atendimento humanizado. A ação profissional na saúde, baseia-se em três pilares: necessidades sociais em saúde, direito à saúde e produção da saúde. (Mioto e Nogueira (2009, p.231).
A equipe do Serviço Social do Hospital de Base de Itabuna, é composta por oito assistentes sociais e oito técnicos operacionais administrativos. O Setor funciona 24 horas.
As assistentes sociais ficam na unidade das 07h às 19h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados