O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na segunda-feira, dia 29, uma ação da Campanha Abril pela Segurança do Paciente. O evento durou todo o dia.
Promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NPS) da unidade hospitalar, a ação trabalhou o tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”, do Ministério da Saúde, através de um Pit-Stop no corredor e uma gincana educativa.
Durante a abordagem aos colaboradores e acompanhantes, a equipe do NPS distribuiu panfletos e conversou sobre a importância de uma boa comunicação para atingir as metas de segurança do paciente.
Dentre elas: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienização das mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
A gincana educativa reuniu profissionais da enfermagem de diversos setores (Ambulatório, Agência Transfusional, Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro, Enfermarias e CTIs) no auditório, para uma rodada de perguntas relativas ao tema da campanha deste ano. A vencedora da gincana foi a enfermeira Lucivânia Paixão, representando a equipe do CTI II.
O evento, que contou com o apoio da Coordenação Geral de Enfermagem e do Centro de Estudos, além dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e da Qualidade Hospitalar (NQH), foi encerrado com sorteio de brindes e um coffee-break para os participantes.
A enfermeira Jamille Barreto, colaboradora efetiva recém-contratada, aprovou a ação. “Achei muito interessante. É sempre um aprendizado”, declarou.
Para a enfermeira Camila Valença, que coordena o NPS do HBLEM, o objetivo da ação foi alcançado. “O intuito foi incentivar o trabalho em equipe, além de compartilhar o conhecimento através de uma comunicação efetiva na promoção do cuidado seguro para com o paciente”, disse.
Abril é o mês em que as instituições trabalham temáticas sobre a segurança do paciente, com ênfase nas metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. Na data, o Hospital de Base sempre cria ações para que a sua equipe promova um atendimento acolhedor e humanizado aos pacientes.