Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

terça-feira, 28 janeiro, 2025

Acompanhe nossas notícias

Obras de ampliação do Hospital de Base avançam: Pronto Socorro está em fase de acabamento

As obras de reforma, ampliação e modernização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), tiveram um avanço expressivo nos últimos três meses.

Na quinta-feira, dia 7, o local foi visitado pelo diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, acompanhado dos engenheiros Sailon Cecílio, Guilherme Malta e Márcio Teixeira da unidade hospitalar, Patrícia Silva e Gustavo Guimarães (estagiário), do Consórcio Itabuna, e Julival Marques, da CONDER.

Hoje, dia 8, foi a vez da visita do diretor técnico-médico Paulo Medauar e do supervisor médico, Fernando Alves Jr, e das enfermeiras Silvana Batista e Daniele Sampaio, da Organização de procura de Órgãos (OPO Sul), Katallin Portela e Shirley Moraes, do Pronto Socorro.

Marcone destacou que as obras estão dentro do cronograma de datas estabelecidas pela CONDER. “Falta muito pouco para podermos entregar à população de Itabuna e região o novo Pronto-Socorro e o Centro de Bioimagem, totalmente modernizados e bem equipados”, declarou.

O Pronto-Socorro já está em fase de acabamento: parte da pintura e da instalação do piso e de portas, iluminação, bancadas da recepção e revestimentos dos banheiros estão quase prontos, só faltando alguns ajustes.

Além da ampliação do PS e do novo Centro de Bioimagem, que será equipado com novos aparelhos de Raios-X, Tomógrafo, Endoscópio e Ultrassom, o novo anexo contará com mais 20 leitos de CTI e seis salas cirúrgicas.

De acordo com a equipe de engenharia do Hospital de Base, o novo espaço contará ainda com um Centro com Salas de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), totalmente estruturado e dentro dos padrões normativos. Ao todo, serão 12 leitos de retaguarda, sendo sete no Centro Cirúrgico e cinco na nova Bioimagem.

“Com a ampliação, o HBLEM vai dobrar a sua capacidade de atendimento e os pacientes terão um espaço moderno, confortável e acolhedor”, acrescentou o presidente da FASI.

Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), sob responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), as obras da unidade hospitalar são uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Itabuna. O investimento já ultrapassa R$ 60 milhões e a previsão é que essa etapa das obras seja entregue em janeiro de 2025.