O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação De Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), sempre proporciona momentos de acolhimento aos pacientes, com pequenos gestos que tornam o ambiente hospitalar ainda mais humanizado.
A celebração do aniversário dos pacientes, serviço que há anos é realizado pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é um desses destaques.
A data de nascimento de um paciente é algo relevante para a direção do hospital pelo fato de ele estar em um leito de hospital, passando por um momento de fragilidade física e emocional. Além disso, por estar longe do seu lar, da sua rotina e do convívio familiar.
Dessa forma, sempre que algum paciente faz aniversário, a equipe da Nutrição prepara uma surpresa. “A ideia é que os pacientes se sintam acolhidos pela nossa equipe, nesse momento em que se encontram hospitalizados”,diz a coordenadora da UAN, Maria Luíza Souza.
De acordo com Luíza, a nutrição coleta todos os dados dos pacientes e identifica quem é o aniversariante do dia, através do mapa da nutrição clínica,verificado diariamente pela equipe de Nutricionistas. “A Enfermagem também informa a data quando identifica logo cedo que é o aniversário de um deles”, acrescentou.
Os bolos de comemoração levam em conta a prescrição da dieta de cada paciente e suas restrições. No caso dos que não podem comer bolo, sempre é oferecida sobremesa saudável, a exemplo da salada de frutas.
Essa Ação ganhou reforço com a chegada da equipe do Núcleo de Humanização da unidade hospitalar, que incorporou o “ProjetoFestejar a Vida”, no qual celebra em um mesmo dia, os aniversários dos pacientes internados nas enfermarias e no CTI.
A Equipe da Humanização vai até os leitos dos aniversariantes levando as felicitações com lembrancinhas do hospital e uma sobremesa preparada pela equipe da Nutrição. O serviço também conta com a parceria do Serviço Social do HBLEM.
A sensibilidade das equipes para ações simples como essa, demonstra o compromisso da unidade hospitalar em prestar um atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes de Itabuna e região.