Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

segunda-feira, 16 setembro, 2024

História

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães

Fundado em 27 de setembro de 1998 em Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, é uma instituição de gestão municipal, “Portas Abertas” para urgência e emergência e atendimento 100% SUS.

Administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), a unidade hospitalar é considerada como um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do interior da Bahia. 

Dotado de uma equipe médica e assistencial altamente qualificada, o Hospital de Base, ao longo da sua existência, foi incorporando novos serviços e especialidades, levando saúde e bem-estar à população. É referência nas especialidades de ortopedia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilo e cirurgia geral.

A implantação do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e em Cirurgia Geral, em 2001, consagrou a unidade hospitalar como um polo de saúde de grande relevância para estudantes e profissionais de medicina. É, também, referência, como um dos melhores hospitais para estudantes das áreas da saúde que desejam pôr em prática os seus conhecimentos, através de estágio prático supervisionado.

Dos 57 hospitais da macrorregião sul, o Hospital de Base figurou no ranking entre os 10 com maior produção e o 1º, ao considerar o perfil epidemiológico e a característica de ser municipal. Possui mais de 168 municípios pactuados, dos quais, 22 deles estão localizados na Macrorregião Sul da Bahia e mais 03 Microrregiões: Ilhéus (08 municípios), Valença (11 municípios) e Jequié (03 municípios).

O Hospital de Base teve destaque importante no cenário da saúde na Região Sul, durante o período mais crítico da pandemia pela Covid 19, em 2020, quando atendeu uma grande demanda de pacientes com quadros graves da doença.

Para tanto, passou por adaptações na estrutura física da unidade hospitalar que passou a funcionar como um hospital misto, no qual prestou atendimento aos pacientes de rotina e criou uma ala exclusiva para pacientes com Covid-19. Posteriormente um Hospital de Campanha foi implantado no local pelo Governo do Estado.

A unidade especializada contou com 40 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi fundamental para que Itabuna e cidades vizinhas garantissem um atendimento eficiente, que contribuiu para salvar centenas de vidas.

Ao longo dos seus 25 anos de história, muitos foram os avanços e as conquistas da unidade hospitalar. Em 2016, o Hospital de Base tornou-se pioneiro no atendimento de escleroterapia pelo SUS na região. Em 2022, o hospital foi contemplado com dois importantes projetos do Ministério da Saúde: o LEAN nas Emergências e o Programa de Telemedicina no CTI I. 

Outro acontecimento de grande relevância, é que, pela primeira vez o Hospital de Base está passando por obras de reforma, ampliação e modernização, resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna.

Com um investimento de mais de R$ 58,4 milhões, a reforma vai trazer melhorias na qualidade do atendimento à população. Através da qualificação da equipe assistencial, o investimento em capital humano é um dos grandes destaques da atual gestão, que conta com um cronograma anual de capacitações e treinamentos para todos os profissionais.

A trajetória de 25 anos do Hospital de Base é marcada por pessoas que trabalham com ética, envolvimento, empatia e amor ao próximo. 

E você, faz parte dessa história!

Nossa Missão

O Hospital de Base tem por missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados de qualidade em articulação com os cuidados de saúde primários e secundários. Em parceria com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Único de Saúde, utiliza adequadamente os seus recursos humanos e materiais dentro dos princípios de eficácia e eficiência.

Nossos Valores

O Hospital de Base e os seus colaboradores exercem a sua atividade, através de procedimentos e atitudes embasados em práticas humanistas. Um quadro de permanente disponibilidade, dignificação humana e profissional, de responsabilização e de diálogo. Construir com as virtudes das pessoas, transparência nas ações, trabalho em equipe, assistência humanizada.