Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

Farmacêuticos do Hospital de Base passarão por capacitação em Farmácia Clínica

Farmacêuticos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vão receber capacitação em Farmácia Clínica.

O objetivo é preparar os profissionais para atuarem no atendimento da nova Farmácia Satélite que será implantada, ainda este ano, no Centros de Terapia Intensiva (CTIs I e II) da unidade hospitalar.

A capacitação será ministrada pela farmacêutica do laboratório da unidade hospitalar Tânea Cerqueira. A colaboradora, que está fazendo o curso de Especialização em Farmácia Clínica Hospitalar, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), pretende replicar todo o conhecimento aprendido aos farmacêuticos do Hospital de Base. “A ideia é capacitar 100% da equipe de farmacêuticos da unidade, a partir do aprendizado obtido na minha especialização.”, explicou.

De acordo com Tânea, a atuação do farmacêutico clínico em Centros de Terapia Intensiva (CTIs), está diretamente ligada à equipe multidisciplinar, buscando sempre a melhor terapia medicamentosa para os pacientes, baseada nas melhores evidências clínicas. “O farmacêutico vai cuidar dos problemas relacionados aos medicamentos, no qual ficará responsável por toda a prescrição do medicamento feita pelo médico com relação à dose, forma de administração, entre outros”, destacou.

A capacitação se dará através de encontros mensais, com aulas dialogadas, mas que serão complementadas com momentos de aprendizagem autodirigidas. “Eles vão acessar o ambiente virtual, com artigos relacionados aos temas e atividades para desenvolverem”, relatou.

Na visão da coordenadora da Farmácia Hospitalar, Dioney Guimarães, essa capacitação é mais um investimento que a direção do Hospital de Base está fazendo para qualificar os profissionais da área. “É uma educação continuada em farmácia clínica para a nossa equipe”, concluiu.