O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou de 14 a 16 deste mês, a XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
O evento, que trouxe como tema “Saúde e Segurança no Trabalho: Eu faço a diferença quando adoto as boas práticas”, aconteceu no auditório do HBLEM e foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
A escolha do tema se deu através de votação entre membros da CIPA e do SESMT. Segundo a coordenadora do SESMT do HBLEM, Nayara Andrade, “o intuito foi fazer com que os profissionais da unidade hospitalar se percebam como corresponsáveis pelas práticas de saúde e segurança no trabalho”.
A programação contou com as seguintes palestras: “Relacionamento Interpessoal e Inteligência Emocional”, da psicóloga da Unimed Ilhéus, Cybelle Pinho; “Assédio Moral e Sexual do psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Gabriel Sauer, e “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde”, da Técnica de Segurança do Trabalho, Maria José Oliveira.
Um Quiz com perguntas sobre a prevenção de acidentes, realizado pela equipe da CIPA/SESMT por vários setores do hospital, também fez parte das ações. A finalidade foi testar os conhecimentos dos profissionais da saúde.
A presidente da CIPA, Stela Rios, disse que o evento foi fundamental, pois trouxe muitos conhecimentos. “A palestra sobre assédio é um tema que precisa ser mais abordado nas instituições”, declarou.
A enfermeira do CTI II, Lucivânia Paixão, elogiou e destacou a importância da SIPAT para os profissionais de saúde. “É um conteúdo que contribui de forma positiva na dinâmica do nosso dia de trabalho”, afirmou.
A SIPAT tem como foco a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, com atividades interativas de conscientização sobre os riscos e medidas de prevenção, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro.