Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

Controladores de Acesso do Hospital de Base de Itabuna são capacitados em Primeiros Socorros

Os colaboradores do setor de controle de acesso do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram de um treinamento em Primeiros Socorros na semana passada.

Voltada para o reconhecimento e aten  dimento inicial em situações de emergência, a capacitação foi realizada no auditório da unidade hospitalar e promovida por estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, que cumprem Estágio Supervisionado.

Segundo a enfermeira Islane Santana, preceptora das alunas, a formação teve como objetivo preparar os controladores de acesso para reagirem de forma rápida e segura diante de possíveis ocorrências no ambiente hospitalar.

“Os controladores de acesso são os primeiros a terem contato com o paciente e podem identificar situações que exigem atenção imediata. Esse conhecimento permite que reconheçam sinais de urgência e acionem prontamente a equipe de saúde”, explicou a enfermeira.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam a reconhecer sinais e sintomas de possíveis casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio, Hipoglicemia, Hemorragias, Fraturas, Parada Cardiorrespiratória, dentre outros agravos.

A iniciativa reforça a importância da qualificação contínua do quadro de pessoal da unidade hospitalar, proporcionando mais confiança e agilidade na rotina e fortalecendo a integração com os profissionais de saúde.

De acordo com a Direção Executiva da FASI, ações como essa fortalecem a cultura de aprendizado e segurança dentro da instituição, reafirmando o compromisso do Hospital de Base com a humanização do atendimento, a valorização dos colaboradores e a segurança do paciente.