Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

Hospital de Base de Itabuna fortalece compromisso ambiental com práticas sustentáveis

No Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), cuidar da saúde vai além dos cuidados com os pacientes — é um compromisso também com o planeta.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a unidade hospitalar destaca as ações diárias que fazem a diferença para construir um futuro mais sustentável.

O gerenciamento de resíduos tem sido um diferencial, com a separação, destinação correta e reciclagem dos resíduos hospitalares, o que contribuiu para a diminuição do impacto ambiental, reforçando a responsabilidade socioambiental.

No HBLEM, as coletas de papelão, papel e plástico são realizadas através da parceria com a AACRRI – Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna. O material é coletado uma vez por semana e chega a gerar uma tonelada de papelão/mês.
Os resíduos com potencial infectante são coletados através de uma empresa especializada. Outra parceria importante é com uma empresa de biotecnologia que faz a coleta de qualquer tipo de óleo vegetal e o destina à reciclagem.

O hospital também faz o descarte de remédios vencidos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, trabalhando a logística reversa, devolvendo o produto para a indústria dar o tratamento adequado.

Todas essas práticas renderam ao HBLEM, o certificado de “Amigo do Catador e da Coleta Seletiva – 2023”, emitido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) para as instituições que são parceiras da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRI).

NOVO HOSPITAL SUSTENTÁVEL

Outras práticas e tecnologias que priorizam a preservação dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais no Novo Hospital de Base foram desenvolvidas a partir das obras de reforma, ampliação e modernização, custeadas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Itabuna: A instalação de placas fotovoltaicas de energia solar mostra a eficiência energética dentro da instituição, gestão hídrica inteligente com a implantação de sistemas de reaproveitamento de água da chuva para usos não-potáveis, como irrigação e limpeza; implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para 100% do esgoto gerado no hospital; integração de jardins e espaços verdes no ambiente externo do Novo Hospital de Base, trouxe bem-estar e qualidade de vida para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

“A adoção de atitudes mais sustentáveis no HBLEM é uma marca do governo do prefeito Augusto Castro (PSD)”, destacou o supervisor administrativo-financeiro da FASI, Marcelo Pessoa.

O desenvolvimento de campanhas internas de conscientização sobre práticas sustentáveis vem mobilizando toda a comunidade hospitalar para ações em prol do meio ambiente, despertando a consciência coletiva com treinamentos constantes e capacitações.
“Por aqui, a equipe segue acreditando que a saúde e o meio ambiente caminham juntos. Cuidar da vida é também cuidar do planeta”, finaliza.