Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

sábado, 24 maio, 2025

Acompanhe nossas notícias

Assistentes Sociais são homenageadas pela CIPA no Hospital de Base de Itabuna

Na tarde de quinta-feira passada, dia 15, Dia do Assistente Social, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), prestou uma homenagem aos profissionais do Serviço Social.

A iniciativa partiu da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade hospitalar, como reconhecimento pelos serviços prestados e a relevância do trabalho realizado pelo setor, e contou com o apoio de diversos setores internos.

As profissionais foram recepcionadas pelos membros da Comissão e colaboradores de outros setores, com um lanche da tarde, além de um copo personalizado de presente com os seus respectivos nomes gravados.

De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho e presidente da CIPA, Pedro José de Souza, o Serviço Social tem a missão de fazer a ponte entre o hospital e os familiares e acompanhantes dos pacientes. “A equipe ampara e faz esse acolhimento, organizando todos os processos para o bom atendimento ao paciente”, declarou.

Emocionada com a surpresa, a coordenadora do Serviço Social, Áurea Almeida, destacou que o sucesso do trabalho da equipe depende muito do feedback dos demais setores. “Nada seria possível sem o apoio e o suporte de todos vocês”, respondeu agradecida.

SERVIÇO SOCIAL: PAPEL IMPORTANTE

O Serviço Social desempenha um papel importante no Hospital de Base, contribuindo para o bem-estar físico, emocional e social dos pacientes e de seus familiares.

O assistente social é o profissional responsável por esse serviço, cuja função principal, é garantir o acesso aos direitos sociais, além de promover um atendimento humanizado,

O objetivo do setor é atender as necessidades sociais e emocionais durante a internação e após a alta, atuando em conjunto com a equipe multidisciplinar, a família, os convênios e as políticas públicas, compreendendo as demandas dos pacientes de forma ampla, ágil e resolutiva.

A equipe de assistentes sociais do Hospital de Base é composta por 10 profissionais e oito técnicos operacionais administrativos e funciona 24 horas. As assistentes sociais se revezam na unidade das 7 às 19h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.