Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães

sábado, 23 novembro, 2024

Acompanhe nossas notícias

Diversas ações marcam a Campanha Outubro Rosa no Hospital de Base de Itabuna

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou nesta terça-feira, dia 15, uma ação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Organizado pelos Núcleos de Educaço Permanente em Saúde (NEPS) e de Humanização, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento foi direcionado ao público feminino com o objetivo de levar informação sobre as formas de prevenção da doença e a importância do autocuidado.

A ação contou com um Pit-Stop para abordagem sobre o tema e distribuição de panfletos da equipe de Enfermagem, serviço de auriculoterapia com o acupunturista Kid Lessa e consultoria nutricional de Dayana Santana.

A Roda de Conversa no auditório, foi cheia de informações e depoimentos emocionantes, sendo o ponto central da ação.

A médica mastologista Marcela Carvalho, a influenciadora digital, Lana Santana e a pedagoga Dorcas Jaqueline foram as convidadas. A coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, foi a mediadora do bate-papo.

Marcela explanou sobre características, sintomas, fatores de risco, terapias disponíveis, formas de prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.

“Apenas 20 % dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores hereditários. Os demais casos são somáticos e incluem uma série de fatores como alimentação, terapias hormonais, uso de anticoncepcional, entre outros”, explicou.

Em seguida, Lana, que foi diagnosticada com câncer de mama, compartilhou a sua experiência. “Acredito que estou conseguindo passar por essa fase com muita positividade. É chato, cansativo, mas estou conseguindo encarar com muita positividade e fé que vai dar tudo certo”, declarou.

A pedagoga Dorcas Jaqueline também dividiu sua história. Ela teve um linfoma e atualmente está em remissão da doença. “O impacto foi grande, mas o apoio emocional e psicológico dos amigos e familiares me ajudaram a enfrentar todo o processo. É difícil, mas esse desafio pode ser vencido, sim”, completou.

O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, prestigiou e elogiou o evento. “Nós da diretoria assumimos o compromisso de fortalecer esse tipo de ação. É uma pauta importante que precisa de muita divulgação”, declarou.

Ao final, Elisângela agradeceu as convidadas e aos parceiros, Banco SICOOB, com a distribuição de vouchers para exames gratuitos de mamografia, e a empresa Nala Cosméticos, pelos brindes para as convidadas.