Alunas do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera fizeram uma doação, na terça-feira passada, dia 28, de uma cadeira de banho e uma maleta de transportes para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A entrega dos itens aconteceu durante a confraternização de despedida do estágio, no auditório da unidade hospitalar, na presença de profissionais de Enfermagem. A cadeira foi destinada para a enfermaria B, enquanto a maleta de transportes ao Pronto-Socorro.
Segundo a enfermeira e preceptora Islane Santana “essa foi uma forma de agradecimento da turma pelo acolhimento da equipe da Enfermaria B durante os três meses de estágio supervisionado”.
No período, os estudantes colocaram em prática o que aprenderam na teoria em sala de aula sobre a rotina dos profissionais da enfermagem. “Foi uma experiência ímpar, porque a gente conciliou toda a parte teórica e técnica que aprendeu na faculdade com a prática”, declarou a estudante Alice Rebouças.
Ela conta que através do Estágio Supervisionado foi possível aprimorar o relacionamento interpessoal, desenvolver a segurança, principalmente na realização dos procedimentos, além de auxiliar a equipe do setor na demanda diária.
“Foi uma prática extremamente importante que levaremos para a vida. A equipe foi bem acolhedora e participativa. Estamos saindo maravilhadas e com saudades!”, completou.
O coordenador do curso de Enfermagem da Anhanguera, Misael Cardoso, enfatizou a importância da parceria da faculdade com o HBLEM para a formação dos profissionais de Enfermagem. “Essa parceria, traz para os nossos alunos uma vivência e uma visão ampla do que é de fato a Enfermagem. Isso para a gente é muito gratificante”, declarou.
O coordenador do Centro de Estudos, Eduardo Oliveira, reforçou que o Hospital de Base de Itabuna é referência para estudantes das áreas da saúde que desejam colocar em prática os seus conhecimentos, através do Estágio Prático Supervisionado.
“Firmamos parceria com diversas instituições de ensino superior e técnico nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Serviço Social, Odontologia e Medicina”, afirmou.
Considerada como um Hospital-Escola, a unidade hospitalar se tornou um pólo de saúde de grande relevância na Medicina de Itabuna e da região Sul com dois dos Programas de Residência Médica: Clínica Médica e Cirurgia Geral, sem contar que recebe estudantes do último ano de Medicina para o internato.